"Jinsei no Honshitsu Haruna"

categoria: Livros de Histórias de Vida
significado do nome: Essência da vida Haruna
homenageado(a): Imico Haruna

Essa biografia foi um presente de Augusta para a sua mãe, Imico.

A ideia era resgatar as memórias de família que só Imico saberia contar no alto de seus 83 anos de vida.

Fizemos uma série de entrevistas que foram gravadas para que conseguíssemos materializar a sua história de vida. Ajudamos Imico a separar as fotos que contariam a sua jornada.

O livro segue uma sequência cronológica que começa com a chegada dos seus pais ao Brasil, vindos de províncias diferentes do Japão.

O título foi escolhido pela própria Imico e significa: “A essência da vida Haruna”.

“O cerne de um Haruna pode ser definido como altruísmo. Esse sentimento nobre engloba empatia, solidariedade e domina a personalidade de nossa querida Imico. Suas práticas de vida sempre são pautadas na sabedoria, na valorização da família,”

Durante a narrativa Imico descreve momentos importantes de sua infância, no interior e também a sua juventude, já em São Paulo.

O casamento, nascimento das filhas, a vida em família, também receberam atenção especial.

Como a mulher forte que é ela superou inúmeros desafios, inclusive iniciar a faculdade de direito aos 40 anos e trabalhar no Ministério do Trabalho sendo uma funcionária exemplar até sua aposentadoria.

Desde a infância dos netos, Batchan, como ela é conhecida por eles, esteve presente a seu modo, e sempre se doou, contribuindo para que tivessem boas lembranças e ensinamentos. Ser avó é um dos papéis mais relevantes na vida de Imico.

A religiosidade é algo extremamente importante para ela e fizemos questão de retratar no livro. Seus antepassados trouxeram os conhecimentos e as práticas do budismo. Aos 17 anos começou a frequentar a Seicho-no-iê e segue esses ensinamentos até hoje.

Aos 83 anos, Imico leva uma vida ativa e de fé, harmoniosa e focada na família. Ela continua dedicando-se a ajudar os outros, a praticar o bem, a fazer a sua parte para permitir um mundo melhor a todos.

Essa biografia é uma forma de agradecer a toda sua dedicação e um meio de deixar o seu legado para as futuras gerações: a sua história eternizada.