"Memórias de Vovó Lia"

categoria: Livros de Histórias de Vida
significado do nome: Apelido carinhoso
homenageado(a): Maria d'Aparecida Neves Galleti

No dia 15 de julho de 2000, vovô Lia ganhou de presente da sua neta, Bárbara, um livro chamado “Memórias de uma avó”. Era um livro repleto de perguntas, como se fosse um diário, no qual Lia deveria seguir as orientações e ir contando a sua história cronologicamente.

Durante 20 anos, Lia foi relembrando e escrevendo sobre a sua vida, família, casamento, filhos, amizades, hábitos, hobbies, desejos e expectativas.

No final, o livro acabou se transformando em um caderno manuscrito e surgiu nela o desejo de que ele se tornasse acessível as outras pessoas da família.

Assim, no começo de 2021, sua filha Maria Cecília nos procurou para que lapidássemos essa joia de família tão preciosa e assim o fizemos.

Revisitamos os textos, digitalizando-os, repensamos os capítulos, organizamos as fotos, montamos a árvore genealógica, colocamos as receitas mais famosas da vovó, depoimentos da família, tudo para que Lia realizasse esse sonho. E o melhor? O desenvolvimento do projeto foi feito no mais absoluto segredo!

No dia do seu aniversário de 87 anos, Lia recebeu sua obra prima insperadamente materializada no livro “Memórias da Vovó Lia”, não só ela, pois durante a celebração, a família e amigos presentes receberam o seu exemplar.

E não parou por aí! O livro foi citado em um programa de variedades da TV local, deixando a nossa escritora mais orgulhosa ainda de sua obra, que se tornará o seu legado para os filhos e netos.